Alexandre Simas

Natural do Rio de Janeiro – RJ. Profissional de estética com cursos de especialização em Cosmetologia pela Universidade Anhembi de São Paulo – SP.

Há 10 anos atua no mercado de estética facial e maquiagem, sendo consultor de empresas como Avon, J. Sisters, Pascal Firenze e RBS TV.

É responsável pelas aulas de maquiagem para os alunos da Escola Teatro Ballet Bolshoi do Brasil em Joinville e pela coluna de beleza do informativo “Join Mueller”, publicação do Shopping Mueller Joinville.

Biografia

Em ANO, aos 17 anos, vendendo produtos de beleza de porta em porta, ele tinha a certeza do caminho que queria trilhar. O que não sabia é que anos depois viraria referência como esteticista, maquiador e palestrante, e que seu nome seria transformado em uma marca estampando um espaço de beleza.

Nascido em DIA, DATA, ANO, em Resende, no Rio de Janeiro, aos 4 anos Alexandre Simas foi com a família para Joinville, cidade localizada no norte de Santa Catarina, na qual continua até hoje. Com 14 começou a trabalhar na fábrica da Multibrás, no setor de produção. Aos 16 ele resolveu pedir demissão porque sentia que aquilo não faria parte do seu futuro.

Na época, passava pela adolescência com os problemas de pele normais da idade. Na busca para tentar uma solução para as acnes ele encontrou a empresa norte-americana Health Glow - vendedora de maquiagem, linha de tratamento facial e capilar -, que contava com um ponto de distribuição em Joinville.
“Comecei a aplicar os produtos e as pessoas começaram a ver a melhora na minha pele. Eu era meu caso de sucesso”, brinca. “De repente, todos queriam usar os mesmos produtos. Foi então que percebi que gostava de falar sobre isso e resolvi ir atrás”. Aí despontou a primeira característica de Alexandre Simas: oferecer aos seus clientes apenas produtos que realmente acredita e que trazem resultados.
Foi assim que, com 17 anos, ele resolveu voltar à Health Glow, não mais como cliente, mas como revendedor. Comprou sua primeira maleta de maquiagem, fez o primeiro curso na área e, de porta em porta, começou a trilhar o caminho contado no início dessa história. Sentindo-se realizado, ele decidiu correr atrás do que trazia satisfação: cuidar da beleza das outras pessoas. Ele sabia, porém, que precisava estudar - e muito - para isso.
Aos 19 anos foi para Curitiba, PR, fazer seu primeiro curso de esteticista. Na época ele já era professor de automaquiagem e maquiagem profissional no Senac Curitiba e Senac Joinville. Com 24 anos, mais especificamente em setembro de 1994, abriu seu primeiro espaço de estética, onde intensificou mais ainda o foco de cuidar da face de seus clientes.
Alexandre lembra com carinho dessa época. “Foi o meu ano mais especial, porque além de ter sido o ano em que comprei o primeiro imóvel para abrir meu negócio, foi o ano em que nasceu meu filho”, conta com um sorriso no rosto.

Em busca do conhecimento

Sua jornada no campo da estética facial iniciou com um curso de maquiagem pela Health Glow. Alexandre continuou aprendendo desde então, sendo presença constante em congressos e procurando sempre manter contato com profissionais referência na área.
Dentre os cursos mais importantes em sua carreira está o de Cosmetologia, iniciado em 1994 e finalizado em 1995, que rende um capítulo à parte. Por ser na cidade de São Paulo, na Universidade do Anhembi, Alexandre saía de Joinville, toda semana, de ônibus, num bate e volta para a capital paulista. Para muitos, aquilo parecia uma loucura, mas para ele era uma necessidade tanto de se especializar, quanto de estar por dentro do que tinha de melhor no setor em que queria ser reconhecido.
Além disso, em 2001 Alexandre fez um MBA na Unicastelo, também em Cosmetologia. A busca pelo melhor tornou-se, inclusive, outra característica pela qual ele é conhecido hoje, e a sede por estar perto de quem é referência o levou até a clínica do renomado Ivo Pitanguy, onde fez um estágio.

Da clínica de Ivo Pitanguy a Buenos Aires

“Alexandre, seu nome está sendo chamado no palco. Você ganhou o prêmio”, dizia Maria Rita Lemos Resende. Apesar da insistência de Maria Rita (nome que ele frisa lembrar com muito carinho), ele não conseguia entender o que estava acontecendo.
Horas antes Alexandre havia feito uma apresentação no congresso Buena Estética. Tratava-se de um trabalho chamado “Pré e Pós Operatório, Drenagem Linfática Reversa”, o qual foi fruto do estágio na clínica de Ivo Pitanguy. No congresso, realizado na capital portenha, em 2001, além do público composto por mais de mil esteticistas havia uma banca com profissionais da área que julgariam a melhor apresentação. O vencedor ganharia uma viagem aos Estados Unidos para participar de um congresso em Miami.
“Foi minha primeira palestra internacional. Lembro que após minha apresentação saí do palco arrasado. Achei que tivesse ido mal e fui para o banheiro chorar. Jamais imaginei que ganharia”, relembra Alexandre, rindo da situação.

Projetos e Gratidão

Em 2001 Alexandre iniciou um projeto: associação da clínica de estética com um espaço de beleza. Para isso, ele trocou a sala em que iniciou os trabalhos como empreendedor por outro espaço, de melhor localização. “O projeto tinha o cunho de inovação, um dos exemplos disso era a presença de um visagista que vinha uma vez por mês de São Paulo para atender aos clientes”.
No mesmo ano em que dava outro passo em sua jornada de empreendedor, Alexandre foi convidado para integrar um projeto da Avon. Na época viajou por mais de 40 cidades brasileiras para ministrar aulas de maquiagem para grupos que variavam de 20 a 800 revendedoras. O fato foi para ele como um retorno ao menino que foi aos 17 anos. “Na época da Health Glow eu, como revendedor, participava encantado das palestras. No projeto da Avon eu tive a oportunidade de inspirar como eu havia sido inspirado, e aquilo me deu um senso imenso de gratidão”, conta.
Gratidão é sua palavra de ordem. Com brilho nos olhos, ele conta o quanto é grato a diversas pessoas que o ensinaram e foram exemplos a serem seguidos. Dentre elas está Cila Budal, proprietária de um salão de beleza no qual Alexandre trabalhou de 1991 a 1993.
O mesmo sentimento de gratidão ele tem pelo Balé Bolshoi, de Joinville, onde foi professor de maquiagem cênica do quinto ao oitavo ano. “Foi um projeto lindo e pude deixar minha marca lá”, conta. Aliás, história ele também construiu com adolescentes do ensino público de Joinville, pois por 10 anos esteve em frente à ONG “Acne na Comunidade”, projeto voltado para atender jovens carentes que necessitavam de tratamento para acne.
Além dos projetos citados, Alexandre viajou pelo país inteiro para palestrar em eventos renomados.

Ontem, hoje e amanhã

Com uma clínica de estética iniciada em 1994, numa sala que cabiam duas macas, uma cadeira e seus vários livros (dos quais ele não abre mão), Alexandre hoje é proprietário de um salão de beleza, em um espaço muitas vezes maior. O número de profissionais cresceu de 2 para 20, em um local de mais visibilidade.
Por ser atualmente sinônimo de excelência pelo trabalho que vem realizando e por tanta dedicação em estar sempre aprendendo, Alexandre Simas é uma marca. Hoje, atua com estética facial, maquiagem e como coordenador e apresentador em congressos da área.
A busca por garantir que seus clientes tenham os melhores resultados em visagismo fazem com que ele continue estudando e frequentando os principais eventos. Por onde passa, além da paixão pelo que faz, Alexandre leva consigo uma bagagem composta de mais de 10 premiações renomadas no setor de estética.
Do menino de 17 anos para o Diretor na Clínica de Beleza Alexandre Simas muita coisa aconteceu e muito mudou. Contudo, o desejo de contribuir cada vez mais para a beleza do ser humano continua intacto.
A história de Alexandre Simas continua em construção e, nas palavras dele: “fiz muitas concessões para construir minha história. Sei que ainda tenho muito a conquistar, mas ao mesmo tempo tenho um sentimento de gratidão por eu ter me impulsionado nesse mercado, estudado, corrido atrás do que acredito e, principalmente, sendo ajudado por pessoas muito especiais”.